BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese entra na luta contra a corrupção

Educação e cidadania são essenciais
05/10/2017
FONTE: Assessoria Codese DF

O Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico - Codese-DF vai participar ativamente do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção lançado pela ENCCLA (Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), atuando como multiplicador e indutor das mensagens éticas junto à sociedade civil organizada do Distrito Federal e Entorno.

O presidente Paulo Muniz, e os gestores da Câmara de Cidadania -Antônio Custódio Neto, e da Câmara de Cultura de Paz e Não Judicialização, Fabíola Orlando, em reunião com Luciana Asper, promotora de justiça do MPDFT e uma das representantes da campanha #todosjuntoscontraacorrupção, garantiram o total engajamento do Conselho ao movimento, por acreditar ser ele fundamental para a formação das futuras gerações.

O desenvolvimento em todos os ambientes em condições propícias para a experimentação de dilemas e ferramentas do caráter para escolher a honestidade incentivará a criação de programas dentro dos ambientes organizacionais e comunitários. Isto formará cidadãos resistentes às práticas corruptas e que podem se transformar em multiplicadores do ideário ético e formar seus filhos em cidadãos também incapazes de transigir com seus valores, salienta Paulo Muniz.

Antídoto à corrupção

Em um quadro de corrupção sistêmica e endêmica como o que o Brasil se encontra, o instrumento mais eficaz para sua superação efetiva é “vacinar” as pessoas que vão ingressar ou se relacionar com o sistema, ou seja, todos nós. O cidadão vacinado contra a ação corrupta, se tiver acesso à formação do caráter integro e ético, nunca cederá à corrupção, afirma Fabíola Orlando, gestora da Câmara Técnica de Cultura de Paz e Não Judicialização do Codese. .

A única forma de consolidar o combate efetivo à corrupção é por meio da educação para cidadania e honestidade, fundamentais para a geração de consciência da importância e necessidade do controle social da gestão pública, salienta Antônio Custódio Neto. Este combate deve ser iniciado nos primeiros anos de formação do cidadão. E este é um dos objetivos da Câmara Técnica de Cidadania do Codese:contribuir para a construção de uma sociedade com freios morais sólidos e, portanto, menos suscetível a prática da corrupção.

Ao se colocar à disposição da rede colaborativa do Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção, o Codese vai operar para consolidar o combate efetivo à corrupção, por meio da educação para a cidadania e honestidade, gerando a consciência da necessidade do controle social da gestão pública, atividades basilares do Conselho.


 

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por