BEM-VINDO AO FUTURO DE BRASÍLIA!

Estamos fazendo hoje, o futuro de Brasília e do Distrito Federal.




CONHEÇA O TRABALHO DO CODESE/DF

Você tem algum projeto para nossa cidade? Compartilhe conosco.


ENVIE O SEU PROJETO

Codese inicia estudos para o futuro do DF e Entorno

Os municípios que participam da Ride estão no foco das ações do Codese para 2018
06/12/2017
FONTE: Assessoria Imprensa Codese

A Câmara Técnica Regiões Metropolitanas do Eixo Brasília-Goiânia e RIDE do Codese-DF definiu suas ambiciosas metas para 2018, que farão parte das propostas a serem apresentadas aos candidatos ao GDF, em agosto do próximo ano. Essas proposições começam a ser estudadas e detalhas a partir de janeiro, envolvendo a dinamização do desenvolvimento dos municípios que compõem a RIDE. “Vamos correr atrás das oportunidades que possam ser ativadas, buscando nova governança, mais proativa para os municípios, com o apoio dos governos de Goiás e do Distrito Federal”, salientou Afonso Assad, gestor da Câmara.
Paulo Muniz, presidente do Codese, sugeriu que os estudos sejam objetivos e que atendam às expectativas dos municípios, em acordo com a Sudeco, programa de ODS da ONU, e, participação nos diversos Conselhos do GDF, para destravar ações que podem ser desenvolvidas na região. “Temos que olhar para o futuro com ações que podemos realizar, em nome da sociedade, para constar na agenda dos governos”, sinalizou.
A atenção da CT Eixo para a melhoria da qualidade de vida dos cinco milhões de habitantes da região passa por várias ações nas áreas de saneamento básico, resíduos sólidos, mobilidade, saúde, educação, segurança, entre outras. Segundo Adair Ribeiro, também gestor da Câmara, “todo arranjo que vise identificar e operar as vocações dos municípios dará robustez aos planejamentos que visem a dinamização econômica e provisão da infraestrutura necessárias para a consolidação dos investimentos”.
Essas propostas devem começar com uma criteriosa análise das pesquisas já realizadas em vários municípios do Entorno pela Codeplan sobre suas reais necessidades nas mais diversas áreas. Para que esses indicadores possam ser melhor avaliados, e reflitam as expectativas de maior número de habitantes, membros da Câmara sugeriram uma nova rodada da pesquisa, realizada em 2015, tenha agora maior abrangência de municípios.  
Uma certeza foi demonstrada no encontro dos membros da Câmara do Eixo: é importante que as cidades, através de suas prefeituras, estejam atentas às aspirações das populações e que os governos de Goiás e o DF se unam ao Governo Federal, apresentando propostas e sugestões de planejamento para que o processo produtivo da região ocorra harmonicamente. Temos que, objetivamente, buscar colaborações e oportunidades para reverter os enormes déficits que se acumulam em toda a região, disse Paulo Muniz.

0 Comentários |



SIA Trecho 2/3 Lote 1.125 2º andar
Brasília/DF - CEP 71200-020
Tel.: (61)3234.8310 - Ramal: 215
codesedf@gmail.com
Jornal CODESE EM AÇÃO
Edição de Dezembro/2019

 

 


Copyright ©2024 CODESE/DF
desenvolvido por